Teoria U

A Teoria U é uma tecnologia social cuja cocriação vem sendo liderada por Otto Scharmer, senior lecturer do MIT e cofundador do Presencing Institute, que visa promover transformações sistêmicas a partir da consciência, gerando inovação, colaboração, aprendizagem e conexão profunda.

O macroprocesso do U possui 3 movimentos:

  • Observar, observar e observar
  • Recuar e refletir
  • Agir em um instante

 

Por que Teoria U?

As três grandes rupturas ou dores da humanidade trazidas por Otto Scharmer ao sistematizar a Teoria U são: a divisão ecológica (do eu com a natureza) a divisão social (do eu com as outras pessoas) a divisão espiritual (do eu com o Eu)

São três grandes sintomas aparentes no iceberg, ou seja, menos de 10% acima do nível d’água.

 

O que sustenta esses sintomas disfuncionais que nutrem a degeneração e a destruição em nível individual e coletivo?

O que vemos, no modelo do iceberg, quando mergulhamos e acessamos o que está abaixo do nível d’água são desconexões sistêmicas e modelos mentais disfuncionais:

Desconexões sistêmicas

Velhas estruturas arraigadas culturalmente – como o patriarcado e o racismo – que sustentam jeitos de funcionar e fazem com que continuemos desconectados da natureza, das outras pessoas e da nossa essência.

Modelos mentais e crenças

A forma como pensamos, paradigmas pré-estabelecidos e crenças limitantes que sustentam as desconexões sistêmicas e, por consequência, também os sintomas indesejados, levando-nos a comportamentos inconscientes baseados em velhos hábitos de ver, perceber e sentir o mundo, que amplificam as vozes do julgamento, do cinismo e do medo e fazem com que o status quo se mantenha.

 

E o que tem bem lá no fundo?

Quando nos permitimos um mergulho profundo, com atenção plena, órgãos de percepção acordados e sentir vivo, temos acesso à uma Fonte primordial e ganhamos força para nos reconectarmos à sabedoria universal, ao fluxo da vida e aos princípios de regeneração.

Fonte

uma grande Fonte de sabedoria, onde mora o nosso maior potencial futuro. Um futuro melhor que quer emergir para as pessoas, para a natureza, para todas as nossas relações, para o sistema como um todo, ou seja, um bem-estar coletivo e interdependente, a saúde integral do planeta, da sociedade e da nossa dimensão espiritual.

“… para as grandes decisões da vida, precisamos entrar em contato com uma região mais profunda da consciência. Tomar decisões torna-se então deixar que uma sabedoria interior venha à tona em vez de simplesmente ‘decidir’ alguma coisa. Essa abordagem requer tempo, paciência e coragem!”
– Brian Arthur – um dos pioneiros da nova ciência da complexidade.

Entrevistado por Scharmer e Jaworski nas pesquisas iniciais da Teoria U, citação do livro ‘A Fonte’, de Joseph Jaworski

É inviável sairmos da realidade complexa atual tentando “saltar um abismo” no intuito de ganhar agilidade.

Olhar pelo retrovisor e nos basearmos apenas nas experiências do passado para melhorar o futuro é um caminho que tem se mostrado ineficaz.

“Coletivamente, estamos produzindo resultados que, individualmente, ninguém deseja”.
– Otto Scharmer

Portanto, a Teoria U nos convida a percorrer um caminho para agirmos com presença a partir do futuro que quer nascer, abrindo a mente com curiosidade, expandindo o coração com compaixão e conectando a vontade com coragem em um mergulho em nós mesmos que propicia mais conexão com a natureza, com as outras pessoas e com a nossa essência, em direção ao Nós, ao Eco.